O Dr. Marcelo J. P. Ferreira, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e que tem consultório junto ao meu, enviou-me um artigo, retirado de revista da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, sobre um sintoma bastante comum nas historias de meus pacientes; rangimento ou apertamento de dentes, o popular bruxismo.
No artigo, dados interessantes que chamam a atenção:
*Na posição de descanso da boca, os dentes nunca devem se tocar, eles se tocam somente durante a deglutição.
*80 a 90% da população apresenta sinais e sintomas de bruxismo, porém somente 5 a 20% desses indivíduos têm consciência do hábito.
*Sinais e sintomas mais comuns: Músculos da face hipertrofiados ou cansados ou doloridos; redução da capacidade de abertura da boca; dores de cabeça freqüentes, principalmente nas têmporas; dentes anteriores desgastados; fratura de dentes.
*O apertamento diurno parece estar associado a distúrbios psicossociais e tensão emocional.
*O bruxismo do sono não parece associado a distúrbios emocionais, tem origem no sistema nervoso central, decresce no decorrer da vida ( 14% na criança, 8% no adulto e 3% no idoso), e que na infância pode ser considerado “fisiológico”.
*Vários fatores podem estar relacionados com o aparecimento do bruxismo:
-Fluoxetina, Sertralina, Amitriptilina, em doses altas, podem exacerbar o bruxismo. |
-Álcool, nicotina, heroína, cocaína, podem provocar bruxismo secundário. |
-A anfetamina aumenta o bruxismo em até 64%. |
-O alcoolismo aumenta o bruxismo noturno em 60%. |
-Há duas vezes mais bruxistas entre os fumantes. |
-Fator hereditário. |
*Não existe atualmente uma estratégia especifica, tratamento único ou sequer cura para o bruxismo. Recomenda-se tratamento comportamental, odontológico, farmacológico e suas combinações, de acordo com o perfil do portador para alívio dos sintomas.
A Homeopatia leva em consideração essas condições/sintomas e o Lince Repertório Homeopático traz duas rubricas a esse respeito:
–Inclinação constante a apertar os dentes, com 24 medicamentos e;
–Range dentes durante o sono, com 38 medicamentos.
Ao avaliar a ação da Homeopatia nesses apertamentos observa-se que o tratamento homeopático individualizado age maravilhosamente, através do medicamento mais adequado a cada paciente, que é visto como um todo, minimizando significativamente ou eliminando as razões do sintoma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário